domingo, 20 de março de 2011

Risoto de Lula, Camarão e Alho Poró

Nossa tarefa neste fim de semana era preparar um jantar para 8 pessoas. Sabemos que um risoto não é exatamente um prato fácil, mas foi ele nosso escolhido, acompanhado de 3 atores principais: Lula, camarão e alho poró. Confira abaixo!

Ingredientes

600g de arroz carnaroli (ou arbóreo)
1 kg de camarão grande limpo
1 kg de lula cortada em anéis
6 a 8 talos de alho poró
200g de manteiga
300g de queijo parmesão
1 pacote de caldo de legumes
2 cebolas médias picadas
60ml de vinho branco
4 CS de azeite
1l de água
salsinha e cebolinha a gosto
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela com água fervente, acrescente sal, caldo de legumes, e a lula. Cozinhe-a por 5 minutos e reserve. Na mesma panela, cozinhe o camarão por mais 5 minutos e reserve. O caldo restante será utilizado para o preparo do risoto. Importante: Náo deixe passar de 5 minutos para não cozinhar demais.

Refogue metade da cebola e do alho poró no azeite, e acrescente a lula e o camarão. Deixe suar por 5 minutos, desligue o fogo e reserve.


 Hora de preparar o risoto. Em uma caçarola funda e grande, aqueça 2CS de azeite e 20g de manteiga. Junte 1 cebola e o restante do alho poró, deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos, até que a cebola fique transparente. Acrescente o arroz e mexa por uns 2 minutos em fogo alto, até ficar translúcido - porém não o deixe mudar de cor. Dica: O arroz arboreo ou carnaroli, próprio para risoto, não deve ser lavado. Coloque sal e 1 taça de vinho, e mexa até evaporar.



Acrescente 1 concha do caldo, e vá cozinhando em fogo médio, sempre mexendo para que não grude na panela. Vá acrescentando o caldo à medida em que ele for sendo absorvido. Dica: Quando ele começar a ficar pesado é hora de acrescentar mais caldo.

Cinco minutos do fim do cozimento, acrescente a lula e o camarão e mexa bem. Desligue o fogo e junte o restante da manteiga e o queijo parmesão. Mexa bem, até ficar amanteigado. Acrescente a cebolinha picada, tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos.


Está pronto para servir! Salpique salsinha para decorar.


2 comentários:

  1. Tá com uma carinha, heim!!??? Eu amo todos os ingredientes!!! Quando eu tiver coragem preparo pro maridão! Bjs, Aline

    ResponderExcluir
  2. Livia, quero fazer!!! Quantis pts devem ter, hein!? Bjs,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para a gente!