sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Hambúrguer Caseiro

Começo este post já dizendo que não somos em um pouco fãs de junkie food ou comida industrializada, e nem tão pouco de carne moída. Então porque preparar um hambúrguer? Bem, começou como uma de nossas tentativas na cozinha em fazer um prato rápido e utilizar uma carne não tão nobre quanto um filé mignon. E o resultado... uma delícia, tanto que já repetimos diversas vezes! Então chame as crianças sem culpa e mão na massa!

Ingredientes:
500g de carne magra moída (nesta receita utilizamos patinho)
1 cebola grande picada
6 biscoitos cream cracker integral
1 ovo caipira ou orgânico
sal e pimenta do reino à gosto
queijo parmesão ralado
cebolinha ou salsinha
Azeite

Modo de preparo:

Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e doure as cebolas picadas em fogo baixo, até que fiquem macias. Reserve até que esfriem. Enquanto isso, triture os biscoitos num processador, até que virem uma farinha. Bata o ovo com 1 punhado de queijo parmesão.



Misture todos os ingredientes: A carne, a cebola (agora fria), a farinha de biscoito, o ovo batido com parmesão, um punhado de cebolinha, sal e pimenta para temperar. Misture bem com as mãos, até atingir uma mistura bem homogênea.

 

Divida a massa em 6 bolas iguais, e abra cada uma dando a forma de hambúrguer. Coloque os hambúrgueres num recipiente, cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 1 hora. Obs: Se não resistir, pode deixar 10 minutos, mas quanto maior o tempo, melhor o resultado.


Existem duas maneiras de preparar os seus hambúrgueres de forma saudável: numa grelha ou no forno - esqueça a opção de fritar numa frigideira com óleo. Para evitar fumaça, optamos pela segunda opção: coloque os hambúrgueres numa grelha, dentro de uma forma, e um pouco de água no fundo desta forma - para evitar que a gordura da carne respingue. Com o forno pré-aquecido à 200ºC, após 10 a 15 minutos, viramos os hambúrgueres para grelhar o outro lado - e voilá - está pronto nosso hambúrguer! 



Não foi fácil? Você pode servir com purê de batatas e salada.


Mas se sua opção é pelo tradicional sanduíche, segue nossa sugestão! Você vai precisar de:

  • pão ciabatta
  • alface
  • tomate
  • mussarela light fatiada
  • picles
  • maionese light
  • ketchup
  • mostarda

E é só montar seu sanduíche seguindo o passo-a-passo abaixo!





Esta aí nosso hambúrguer caseiro. Curtiu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a gente!