terça-feira, 15 de junho de 2010

Bruschettas

Bruschetta é um delicioso antepasto (ou aperitivo) italiano feito a base de pão, azeite, com diversos recheios. A mais tradicional é com tomates e manjericão. Somos apaixonados por este antepasto e resolvemos um dia testar em nossa cozinha - e não é que deu certo? Ficou divino! Então vamos lá:

Ingredientes

1 pão italiano filão
4 tomates italianos
4 dentes de alho
1 molho de manjericão
4 mussarelas de búfala médias
2 xícaras de shitake fatiado
Queijo parmesão
Sal e Pimenta a gosto
Azeite

Modo de Preparo

Corte o pão em fatias grossas (1 a 1 dedo e ½) e disponha as fatias numa forma. Leve-as ao forno até que fiquem douradas. Dica: No forno elétrico ficam prontas rapidinho! Retire-as do forno e esfregue um dente de alho em toda sua superfície. Use quantos forem necessários e reserve. E não se esqueça: Esse é o grande segredo!

Recheios

Retire as sementes e corte os tomates em cubinhos. Junte o sal, a pimenta o majericão e o azeite. Misture bem, acrescente dois dentes de alho inteiros e deixe descansar por meia hora.

Enquanto os tomates estão descansando, é hora de preparar o shitake. Corte-os em fatias e refogue no azeite, até que diminuam um pouco de tamanho e você sinta o delicioso aroma deste cogumelo. Acrescente sal e pimenta a gosto e reserve.

Corte as mussarelas em fatias finas e pronto - todos seus ingredientes estão prontos para preparar um delicioso mix de bruschettas!

Monte suas bruschettas

Agora é hora de montar as bruschettas. Aqui vão nossas sugestões:

Tradicional: Capriche no recheio de tomates com manjericão - Não tem como errar.
Mussarela de Búfala: Coloque duas fatias de mussarela de búfala por cima dos tomates. Pode completar com uma folhinha de manjericão.
Shitake: Despeje as tirinhas de shitake sobre os tomates. Para finalizar, rale o queijo parmesão sobre a bruscheta.


Agora é só levar ao forno mais uma vez por uns 5 a 10 minutos, tempo suficiente para derreter o queijo, e estão prontas! Regue de azeite ao servir, e é só saborear!


Acrescentaremos novos sabores na medida em que formos experimentando...

2 comentários:

  1. Prezados é com muito orgulho que informo que vale muito a pena fazer esse prato. Nós tivemos a idéia e compramos tudo para fazer! Nós não a Livinha comprou tudo! Começamos de bobeira, batendo papo e cortando tudo como estava escrito na receita. cada minuto fazíamos várias coisas. corta dali, tira daqui, limpa ali e etc..
    depois de tudo pronto chegou a hora de provar!
    Ficou estupendo!!

    Na segunda vez que fizemos já mudamos a meneira de preparar e agora está fácil de fazer. Uma receita dessa vale ouro, e o sabor é magnífico.
    bon apetit

    ResponderExcluir
  2. Essa receita realmente vale a pena!
    Obrigada Livinha e Marcinho pelo prato tão delicioso!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para a gente!