terça-feira, 7 de setembro de 2010

Camarões Grelhados & Arroz Pipocado

Feriado nublado... que tal dar um pulinho no mercado do produtor para comprar frutos do mar fresquinhos e preparar uma comidinha simples e com um toque diferente? Nossa sugestão é um camarão VG grelhado ao molho aioli, brócolis cozidos no vapor com azeite e alho, purê de batata e o toque final: Arroz selvagem pipocado. Provamos este arroz no CT Brasserie do Claude Troigros e resolvemos testar: Precisamos de 3 tentativas, mas a terceira deu certo!

Ingredientes

10 a 14 camarões VG (aproximadamente 1kg)
5 batatas inglesas grandes
1 brócolis americano
1 punhado de arroz selvagem
1 limão siciliano
50g de manteiga sem sal
leite (suficiente para a consistência de purê)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
azeite, sal e pimenta a gosto
alecrim fresco para decorar

Molho Aioli
3 gemas
2 colheres (chá) de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) de mostarda dijon
3-4 dentes de alho
300ml de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
sal e pimenta branca a gosto

Modo de Preparo

Molho Aioli: Misture as gemas, o vinagre, a mostarda, os dentes de alho, sal e pimenta branca (a gosto) num processador até espumar. Com o processador ainda ligado, acrescente o azeite aos poucos, até que o molho fique espesso e brilhante. Acrescente o suco de limão e a cebolinha picada. e misture. Reserve. Dica: Acrescente um pouco de água se o molho ficar grosso demais.

Descasque as batatas e cozinhe-as com um punhado de sal, até que fiquem macias. Amasse-as ou utilize um espremedor e reserve numa vazilha, mantedo-a aquecida. Derreta a manteiga na panela, acrescente a batata e misture. Aos poucos, vá acrescentando o leite, misturando sem parar, até atingir a consistência certa. O purê deve estar homogêneo e cremoso. Reserve na panela tampada.


Cozinhe o brócolis no vapor, temperados com sal, azeite e alho. Dica: Não deixe que cozinhe demais - ele deve estar crocante e com a cor bem realçada - e não o deixe na panela tampada após cozido, para não passar do ponto - reserve em uma vasilha aquecida.


É hora de grelhar os camarões: Limpe os camarões, retirando a cabeça e a casca, e tempere-os com sal e pimenta do reino. Aqueça a chapa, pincele um pouco de azeite e grelhe os camarões até que fiquem dourados dos dois lados.


Enquanto os camarões grelham, acrescente o queijo ralado ao purê e misture em fogo brando para aquecê-lo um pouco. Se necessário, acrescente também um pouco de leite. É hora de preparar o arroz pipocado.

Numa frigideira, aqueça um pouco de azeite. Quando estiver bem quente, despeje um punhado de arroz selvagem. Em segundos ele terá virado pipoca! Retire imediatamente com uma escumadeira e reserve. Dica: O azeite deve estar bem quente, ou o arroz não irá estourar. Além disso deve ser retirado imediatamente, ou irá queimar.

Assista o vídeo:


Agora é só montar o prato! Coloque o purê de batatas, o brócolis e os camarões no prato. Despeje um pouco de molho aioli nos camarões, raspas de limão siciliano e salpique um pouco de alecrim. Coloque o arroz pipocado sobre o purê, e regue o brócolis com azeite. Está pronto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a gente!