domingo, 13 de maio de 2012

Crème Brûlée

Não sou muito fã de doces, então sobremesa nunca foi meu forte. Mas tenho uma particular adoração por esta sobremesa, especialidade francesa, por ser leve, com um toque quase irresistível de baunilha. Então pesquisei diversas receitas, e por mais fácil que possa parecer, só acertei a "mão"na terceira tentativa. Então, vamos à receita! Serve 6 pessoas.

Ingredientes
6 gemas de ovos
1/3 xícara (1/3 cup) + 2 C.S. de açúcar cristal
500 ml de creme de leite fresco (35% de gordura)
1 fava de baunilha (ou 1/2 C.S. de essência de baunilha)
açúcar para finalizar

Você também vai precisar de:
Vasilhas individuais para créme brûlée ou ramekins
Maçarico específico para culinária

Modo de Preparo

Comece colocando um litro de água para ferver e pré-aqueça o forno a 160C. Enquanto isso, corte a fava de baunilha ao meio, e retire todo o seu recheio. É este extrato que dá o sabor inconfundível da baunilha. Junte ao creme de leite (o extrato e o restante da fava)  e deixe aquecer - como começar a ferver, desligue. Deixe esfriar um pouco.




Agora misture as gemas e o açúcar, batendo até formar um creme homogêneo. Aos poucos, acrescente o creme de leite, passando numa peneira para eliminar os pedaços das favas de baunilha, sempre batendo a mistura - cuidado para não cozinhar as gemas. Dica: se preferir, pode colocar a panela com o creme de leite aquecido numa tigela com gelo - para resfriar mais rápido.

 

 

Pegue uma assadeira e forre com um pano. Dica: isto evita que as vasilhas do crème brûlée se movimentem e derramem seu conteúdo. Posicione as vasilhas na assadeira, e despeje o creme com ajuda de uma jarra em cada um dos recipientes.

 

Coloque no forno, e despeje água fervente na assadeira, para assar me banho maria, até cubrir a metade das tigelas - cuidado para não deixar cair água no creme. Asse em temperatura média-baixa por 25 a 35 minutos - até que fique numa consistência mais firme, como gelatina.


Retire as formas do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas (o ideal é fazer no dia anterior). Para servir, polvilhe açúcar nos cremes e "queime" o açúcar com ajuda de um maçarico culinário, até caramelizar toda a superfície.

 

 

Voilá! Deixe esfriar um pouco (1 a 2 minutos) e sirva. A casquinha deve estar crocante, para "quebra-la" com a colher, e o recheio leve como um creme. Bon Appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a gente!